quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

• Compartilhar

Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHILE - De 06 a 09/02

Nos últimos dias da viagem resolvemos curtir mais e escrever menos, já que o tempo andava escasso...heheh
Então vamos seguir de onde paramos porque tem muita coisa pra contar.

Da Carretera Austral, partimos para Bariloche, onde já havíamos passado na nossa primeira viagem aventureira, em 2008. Desta vez o tempo na cidade estava emburrado. Não apareceu um raio de sol, e como na outra vez que estivemos lá os picos estavam nevados e os dias lindos e ensolarados, dessa vez não achamos muita graça...heheh
Então aproveitamos para provar todos os sabores de Bariloche, cervejas, sorvetes e chocolates artesanais, pizzas, só pulamos o fondue, (que é muito requisitado por lá) porque não estava frio e não cabia mais..hehe

Notamos muita diferença da Bariloche de 7 anos atrás. A cidade estava superlotada e com muitos cambistas gritando pelas ruas (parecida camelódromo). Pode ter sido impressão nossa, mas parece que perdeu um pouco do seu charme. Ou talvez tenham faltado os picos nevados mesmo.

Mas não deixamos de gostar não, e temos muitos lugares pra recomendar:

Os chocolates artesanais Mamuschka, que tem uma variedade enorme, com coberturas, recheios, diferentes formatos etc..
O barzinho de calçada Friends também é uma boa pedida, com cerveja gelada, comida boa e fica bem no centrinho.
Tem uma lojinha chamada Sol Patagônico que é bem interessante, você escolhe o modelo de camiseta ou moletom e a estampa que desejar e eles fazem na hora. Fica pronto rapidinho.
Os sorvetes (e chocolates) artesanais são encontrados em todo lugar. Provamos o Del Turista e o Rapa Nui, que na nossa opinião é o melhor.
Isso tudo na rua onde se concentra a maior parte do comércio da cidade, a Rua Mitre.

Fizemos também o Circuito Chico, aquele que já citamos aqui no blog nesse post sobre a viagem de 2008 e a subida ao Cerro Campanário (AR$120/pessoa).

Também pegamos o finalzinho da temporada de cerejas, e aproveitamos para comprar, obviamente.
A região produz muitas dessas frutinhas silvestres (também compramos framboesas e amoras).

Saindo de Bariloche passamos por Villa La Angostura (que segue linda) e cruzamos a fronteira novamente, chegando até Frutillar e Puerto Varas, no Chile.

Frutillar
Teatro do Lago - Frutillar
Puerto Varas

Igrejinha sombria na Ruta U-55-V próximo a Puerto Octay

Puerto Octay

Então tivemos uns três tipos de raiva quando chegamos a Puerto Varas e o tal Osorno estava NOVAMENTE encoberto por nuvens.
Comentamos no Facebook dias atrás, com o amigo Fabrício Basso, que nos indicou conhecer o Teatro do Lago, em Frutillar: esperávamos pelo menos ver o vulcão dessa vez.
O tempo seguia emburrado, então andamos mais 15km até Puerto Montt para dar aquele tempinho de as nuvens saírem do entorno do vulcão, enquanto visitávamos a cidade. Fomos a um Shopping e voltamos a Puerto Varas. O vulcão seguia escondido, então fomos atrás de um hotel para passar a noite e na manhã seguinte tentar avistar o bendito. Dormimos, acordamos e nada...mais uma vez fomos embora sem conseguir ver o danado. Estamos desconfiados que ele nem exista....hhahhah

O próximo destino seria Pucón, que também tem vulcão, o Villarica. Villarica também é o nome de uma cidade vizinha a Pucón e do lago que banha ambas as cidades. A cidade de Villarica oferece uma vista linda do vulcão emoldurado pelo lago.

Quando chegamos, ele também tinha nuvens em volta...mas dessa vez nossa sorte parecia mudar: elas estavam de saída:

Vulcão e lago Villarica

Achamos Pucón bem carinha, pagamos caro na hospedagem e na comida.

Como estava, mais uma vez, quase tudo lotado, encontramos poucas opções disponíveis. Entre elas estava o Pucontours Hostel, com ótima localização, quartos confortáveis, muito limpo e com banheiro privativo.

Almoçamos (as 3h da tarde), no Sour, bem próximo ao hostel. Lá encontramos a comida mais saborosa da viagem.
Sour

Hostal Pucontour

Queríamos ter feito um passeio (caminhada com duração de 5h) que leva até o cume do vulcão, onde se pode ver o lago de lavas de pertinho. Mas a cidade estava com alerta amarelo e os passeios todos foram cancelados. O Villlarica é um dos 4 vulcões no mundo que tem lago de lava ativo, então qualquer alerta inspira cuidados. A última erupção já tem quase 20 anos, mas sempre é possível ver a fumacinha saindo da cratera do vulcão.

Apesar de cara, a cidade é uma delícia. Linda, agitada, bem cuidada, com paisagens incríveis, agradável demais. Voltaríamos para ficar mais tempo com certeza.

Vista do Villarica, desde Pucón

Depois de uma boa noite de sono, #partiu Panamericana Norte, até Santiago e Região Metropolitana, assuntos do nosso próximo post.