segunda-feira, 30 de março de 2015

• Compartilhar

A volta por Asunción, capital del Paraguay...

Voltando do Chile, e após uma parada para dormir, em Salta, seguimos pela mesma estrada da ida, até chegar a Resistencia, capital da província do Chaco, na Argentina.

De lá seguimos pro norte, em direção a Clorinda, na divisa com o Paraguay. A fronteira é numa ponte sobre o Rio Pilcomayo, afluente do Rio Paraguay, o qual cruzamos logo depois de entrar no território paraguaio.

Todo o processo de migração é uma confusão, e vários "autônomos de fronteira" tentam vender seus serviços de despachante. Parece Ciudad del Este sem muamba...

A coisa começou a mudar quando chegamos em Nossa Senhora Santa Maria da Assunção ou simplesmente Assunção, capital do Paraguay.

O lugar é surpreendente. Para quem forma uma imagem do país pelas cidades caóticas da fronteira com o Brasil, é bom rever seus conceitos.

A cidade tem a colonização espanhola muito presente, com prédios históricos belíssimos. As pessoas são muito amáveis e prestativas. É bem servida de hotéis, restaurantes e tem shoppings gigantescos e requintados (sem contar o preço, que é padrão Paraguay mesmo).

Na chegada, quando procurávamos um hotel, o cidadão da foto abaixo captou nossa placa brasileira e veio oferecer seus serviços, a Moto Ayuda al Amigo Turista. Que tal?

Graças ao amigo motoqueiro, nos hospedamos no belo Hotel Internacional, 4 estrelas confortável e com preço dentro do orçamento (preço de hotelzinho de interior, meia boca, no Brasil).

A partir de lá, fizemos nossa programação para o tour pela capital paraguaia:
Catedral Nuestra Señora de la Asunción, Palácio Del Gobierno, Panteón de lós Héroes, Centro Cultural de la República, Panteon, o Congresso Nacional e Estadio Defensores Del Chaco.

Palácio de Lopez, sede do Governo Paraguaio

Monumento à Liberdade Sulamericana

Cabildo

Catedral Nossa Senhora de Assunção

Panteón de los Heróes

Interior do Panteón

O Estadio Defensores del Chaco, infelizmente ficou fora da programação. Nos dias em que passamos por lá, não tinha jogo e estava tudo fechado para uma pequena reforma. Mas não desistimos de assistir a um jogo do campeonato paraguaio.

Conseguimos ingressos para Cerro Porteño x Sportivo Luqueño, no estádio do Cerro, o General Rojas. Esperávamos um passeio do Cerro, do craque Julio dos Santos, (o famoso Riquelme paraguaio) ex-Grêmio.

Para nossa surpresa, o jogo terminou 2 x 0 fora o baile, para o Luqueño, com a pequena torcida do time visitante fazendo um barulho e uma festa danada... No mínimo, diferente!

Para encerrar o passeio pelo Paraguay, enchemos o porta-malas de compras no Shopping Mariscal Lopez e seguimos rumo ao Brasil, na manhã seguinte. Saímos de Assunção com as sacolas cheias de compras e a mente recheada de belas memórias. Vale muito a pena conhecer o lugar, para deixar de vez de lado o preconceito que muita gente ainda tem com esse país tão acolhedor!

Dificuldades para ultrapassar, dada a velocidade da Tortuga...

No caminho, mais uma parada para compras em Ciudad del Este, que ninguém é de ferro...hehehe

Mais uma noite em Foz do Iguaçu, e seguimos o rumo de casa.

Resumo da jornada:
- 15 dias de estrada;
- Cruzamos por Chile, Argentina, Paraguay e um cantinho da Bolivia;
- 4.950 km rodados;

E com isso, chega ao fim mais essa jornada pelo território da América do Sul.

Na próxima, uma parte desse trajeto se repete. Mas dessa vez, seguiremos mais ao norte, atravessando a Bolivia, rumo a Machu Picchu, no Peru.

Sigam com a gente...ainda temos muita história pra contar... :)