sábado, 11 de julho de 2015

  • Compartilhar

Cañon del Colca

Depois das nossas andanças por Cusco, Machu Picchu e arredores, começamos o caminho "de volta", recheado de pontos de parada sensacionais.

De Cusco, pegamos os 600km de estrada em direção a Arequipa (sobre a qual falaremos no próximo post).

No caminho pra lá, passamos pelo entroncamento com a estrada que leva ao famoso Cañon del Colca (Cânion de Colca, em português). Ele não estava nos nossos planos iniciais devido a esse desvio de rota pra chegar lá.

De Patahuasi (onde as estradas se encontram) até Arequipa, ficamos estudando um meio de encaixar o cânion no roteiro. Como tínhamos um dia sobrando no planejamento de viagem, resolvemos partir pra lá na manhã seguinte.

O Cânion de Colca é considerado o segundo Cânion mais profundo do mundo e é o melhor lugar da América do Sul pra ver de perto os exuberantes condores.

O caminho até o Cânion por si só já é um passeio. Além da natureza ser muito generosa nesse local, vários povoados peculiares pelo caminho, ainda uma variedade enorme de animais no trajeto. A impressão que se tem é que, mesmo estando na estrada (asfalto), você está invadindo o habitat deles. É preciso dirigir com cuidado, a cada instante um grupo de llamas, alpacas ou vicuñas pode estar atravessando a estrada, com toda calma do mundo. Como a região toda tem criatórios desses animais, e durante o dia eles ficam soltos, serão vistos com facilidade por esse caminho, assim como as vicuñas na Reserva Nacional Salinas.

A base mais usada para conhecer o Cânion é a cidade de Chivay. O ideal é sair cedinho porque o caminho desde Chivay até o Mirador Cruz del Condor é sinuoso, apesar de não tão longo. Outro detalhe é que para conseguir ver os Condores, é preciso estar no local até o final da manhã, pois a tarde eles já não aparecem mais por lá. Como não sabíamos ao certo o horário para avistá-los e saímos as 09:00h de Arequipa, acabamos não vendo os bichos. :(  Mas #ficadica para quem for.

O Cânion, na sua parte mais profunda, tem cerca de 4.280 metros. O mirante a Cruz Del Condor  é considerado o local ideal para se observar o vôo do Condor. Essa ave é considerada a maior do mundo por ter envergadura superior a 3 metros e vive em média 70 anos.  O melhor horário para conseguir vê-los é entre as 9 e as 11 horas da manhã, horário em que as correntes termais emergem do fundo do vale.

Vale muito o passeio. A dica é sair mais cedo que a gente :p

Abaixo, fotos do trajeto de Juliaca a Arequipa, além do próprio Cañón del Colca.

Mirador Alto Lagunillas

Alto Lagunillas

Alto Lagunillas

Vulcão Misti, lá longe, da estrada.

Misti

Nevado Chachani

Vicuñas na Reserva Nacional Salinas

                          Chegando a Chivay - Altitude 4878msnm, uma das estradas mais altas da América do Sul.
Tão alto que chegou desfocar a foto...hahahah

Chivay, do alto da montanha na chegada.

Villa de Yanque, um dos povoados do cânion.

Criador de ovelhas passeando com seu rebanho.

Alpacas são avistadas por todo o caminho
Mais algumas Alpacas pastando na beira da estrada

E elas andam pelo asfalto sem preocupação alguma

Llama



Alpaca bebê



Rio Colca

Rio Colca





Cañon del Colca

Cañon del Colca

Voltando a Arequipa ao entardecer


Nenhum comentário :

Postar um comentário