sábado, 29 de agosto de 2015

• Compartilhar

Iquique e Ruta 1 - Chile

Seguindo nosso trajeto pelo norte do Chile, falaremos de Iquique e da bela Ruta 1, ao sul.

Saímos de Arica ao entardecer e pegamos os 310 km em direção a Iquique, ainda no meio do Atacama. O trajeto é de enormes retas na Ruta 5 (Panamericana), mas também de precipícios assustadores à beira da estrada.

Iquique fica encravada entre o Oceano Pacífico e a uma contínua cadeia de montanhas de mais ou menos 700 m de altura, a Cordillera de la Costa, o que traz um visual incrível ao lugar. Tem hoje 200 mil habitantes (300 mil na região metropolitana Iquique-Alto Hospício).

Chegamos lá já a noite, por volta das 22:00h. Como não tínhamos hotel reservado, a primeira providência foi girar pela cidade em busca de um lugar pra descansar. E foi mais difícil do que esperávamos. Andamos, andamos e os únicos hotéis que ainda tinham vagas eram 5 estrelas. Não era bem o que procurávamos...

Paramos o carro e pedimos informações a pedestres sobre hotéis mais em conta e nos mandaram para um bairro, que digamos, não era de família (se é que nos entendem).

Já estava ficando muito tarde e a única solução encontrada foi....ficar num 5 estrelas! O hotel era lindo, com as ondas do Pacífico tocando nas paredes e uma vista incrível. Pisco sour de cortesia e o som do mar para dormir. O café da manhã, claro, condizia com todo o resto.

O surpreendente é que pelo contexto, poderia ser a ruína das nossas finanças de viajantes mão-de-vaca. Acabou sendo o momento “ostentação” da viagem, por um preço bem razoável (US$ 60,00 dolares por pessoa, numa época em que o dolar valia R$ 2,00).

Hotel Gavina. Recomendadíssimo!

Após uma noite de descanso, a intenção era aproveitar o dia pra conhecer a cidade, mesmo que superficialmente, pelo pouco tempo disponível...e fazer umas comprinhas na Zona Franca.

Iquique tem uma das maiores Zonas Francas da América do Sul, a Zofri. Passamos um bom tempo por lá, de loja em loja procurando algumas pechinchas. Vale a pena em alguns itens, como roupas, bebidas e tal...mas nos eletrônicos nem tanto, pra quem conhece o Paraguay e seus benefícios :).

Depois de curtir as compras, saímos no meio da tarde rumo ao sul, parando em uma prainha não identificada fora do burburinho da cidade, pra brincar um pouco no Pacífico, e de lá seguimos pela Ruta 1 ao sul, até Tocopilla, pra depois seguir até Calama, pela R-24.

A Ruta 1 é uma das mais bonitas estradas pelas quais já passamos. Lembra muito a Highway-1 na Califórnia (Big Sur), com um cenário mais desértico. A cada curva, uma paisagem mais bonita e surpreendente a beira do Pacífico. Os 228km até Tocopilla foram percorridos no final da tarde, saindo da rodovia exatamente quando o sol se pôs no oceano. Trajeto memorável, com muitas fotos pra servir de recordação.

De lá, mais 100 km subindo em direção a Calama, pra jantar e descansar.
De Calama até a chegada em casa...assunto para o próximo e último post pra fechar essa viagem.

Pisco Sour + Hotel Gavina = pessoas felizes!

Vista do quarto do Hotel

Hotel Gavina

Artista de rua

Iquique

Prainhas que encontramos logo depois de sair da cidade

Muitas conchinhas...

Aproveitando as águas gelaaadas do Pacífico